21 de outubro de 2011

Projeto Educaverde: Meio ambiente de corpo e alma.

Atividade: Leitura e exploração da literatura “Ana, Guto e o gato dançarino”.

Vale lembrar que o intuito do projeto “Meio ambiente de corpo e alma” é desenvolver não só a conscientização, mas também atitudes baseadas no princípio da valorização e do respeito ao meio ambiente como um todo, ou seja, que diz respeito não apenas à preservação da natureza, mas à vida e à qualidade de vida de todos os pertencentes a esse meio ambiente.

O título do projeto “Meio ambiente de corpo e alma” dá a entender que para a tomada de atitudes responsáveis e sustentáveis para com a natureza e o meio ambiente como um todo, é preciso que primeiramente as pessoas aprendam e queiram respeitar a si mesmas e aos outros, para então conseguir respeitar a natureza.

As crianças precisam sentir o bem – estar que todo o meio ambiente e a natureza trazem, para então atribuir valor significativo e querer cooperar. Para tanto, é necessário que tenham contato com a natureza e com um ambiente prazeroso e respeitoso.

Pensando nisso, os alunos saíram para compartilhar uma interessante história na natureza, ao ar livre. Dirigiram-se à área verde da escola, com sombras de árvores e gramado.

Ali sentaram e ouviram a história contada pelo ajudante, que tratava da vida de uma menina que queria fazer coisas diferentes, mas que não se sentia apoiada pelas pessoas.

A história mostrou brinquedos e objetos diferentes e divertidos que a menina conseguiu criar através da reutilização de diversos objetos que as pessoas depositavam “no lixo” da cidade, bem como a superação da menina com relação à preguiça e ao medo de tomar atitudes responsáveis, sustentáveis e adversas às atitudes das pessoas que não se importavam com o meio ambiente de sua cidade.

Os alunos fizeram relações entre a história, suas vidas e a realidade da comunidade. Lembraram-se de práticas positivas e negativas quanto ao meio ambiente como um todo, e dentre as práticas positivas, lembraram do projeto de entrega voluntária de lixo reciclável na escola, confecção de brinquedos e demais objetos pelos alunos da escola e pelos pais de alunos, do concurso de roupa ecológica, dentre outras atitudes que têm a ver com o respeito à natureza e às pessoas, ou seja, com o ambiente como um todo.

A atividade foi importante e ampliadora devido ao diálogo que se estabeleceu ali e a partir da exploração e compartilhamento de uma história que ao mesmo tempo em que era divertida tratava de assuntos sérios.

Todos gostaram desse momento de diálogo e de compartilhamento ao ar livre. Foi uma simples atividade, porém significativa.






18 de outubro de 2011

A Diretora Telma parabeniza os alunos João Vitor Ap. Alves da Cunha do 3º ano A da profª Maria Lúcia que ganhou em 1º Lugar o Concurso de Frases Centrovias, Letícia Batista Felis do 8º ano A em 2º lugar e em 3º lugar Maria Eduarda Carreira Carneiro do 7º ano A tendo como responsável a Profª Gislene.

PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES POR MAIS ESTA CONQUISTA!
Diretora Telma.


























17 de outubro de 2011

Dia Das Crianças

A Semana Da Criança em nossa escola foi muito divertida. Tivemos algodão doce, pipoca, cachorro quente, sorvete, refrigerante, geladinho, arroz doce, festa dos professores nas salas de aula, gincana e piquenique. FELIZ DIA DAS CRIANÇAS, FELIZ DIA DOS PROFESSORES E FELIZ DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO.

Diretora Telma.