15 de setembro de 2011

4ºano A / Profª Raquel - Projeto Educaverde: Meio ambiente de corpo e alma.

Atividade: Exploração das aprendizagens trazidas pelo filme “Tarzan”.

Antes de os alunos assistirem o filme foram instigados a conhecerem curiosidades sobre esse personagem tão presente em desenhos, livros e filmes que eles gostam de ler e assistir.

Descobriram que Tarzan é um personagem de ficção criado pelo escritor estadunidense Edgar Rice Burroughs no romance Tarzan of the Apes, de 1912 e que o personagem apareceu em mais vinte e quatro livros e em diversos contos avulsos. Outros escritores também escreveram obras com o herói: Barton Werper, Fritz Leiber, Philip José Farmer etc.

Tarzan é filho de ingleses, porém foi criado por macacos ("manganis", na linguagem dos símios, criada por Burroughs) na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca".

Perceberam dimensões do filme a serem exploradas, que dizem respeito ao projeto. Na história do filme, mostra-se diversas ideias, inclusive, um certo interesse pelo meio ambiente. Tarzan talvez tenha sido o primeiro herói ambiental, que não matou animais por prazer, e que mantinha uma relação de respeito com o meio em que vivia e com tudo o que fazia parte dele.

Exploraram ao longo do filme, a civilização e suas consequências, suas contribuições com relação aos problemas ambientais que se têm, considerando que na verdade, um dos agravantes foi a falta de conscientização humana que se teve dentro dessa “civilização” e a busca por parte dos indivíduos, baseada na ganância, no desrespeito e na falta de conhecimento das consequências para a humanidade.

Exploraram as possíveis e diferentes relações que os homens têm com o meio ambiente, com a natureza e os animais, e como é o tratamento de cada um deles para com o meio em que vivem e para com o meio em que o outro vive.







Um comentário:

  1. É sempre bom dar significado ao que estamos assistindo... nada como exemplos vivos para entender o que acontece! Parabéns.

    ResponderExcluir

Digite seu comentario aqui, com criticas ou sugestoes.