“PROJETO CENTROVIAS – EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO”
Desenvolvimento
Para dar continuidade ao projeto retomamos as aprendizagens instauradas até ali, bem como a importância delas para nossa vida.
Os alunos ficaram eufóricos ao receber mais um gibi do projeto, intitulado “educação no trânsito”. Antes de iniciarem a leitura individual, dialogamos sobre o que os alunos pensavam quanto ao tema do gibi, ou seja, quais as expectativas de aprendizagens diante do tema trazido.
Deram seus depoimentos relacionados com o tema “educação no trânsito”, citando alguns exemplos vividos ou presenciados em seus cotidianos e no de outras pessoas.
Depois desse levantamento prévio quanto ao tema, puderam fazer a leitura silenciosa e individual da história do gibi para verificarem maiores contribuições e ideias.
Ao terminarem a leitura individual, dialogamos sobre o entendimento que cada um teve e que ficou. Para maiores esclarecimentos, fizemos a leitura coletiva para explorar toda a história e aprendizagens proporcionadas através dela.
A exploração do tema “educação no trânsito” através do gibi foi oportuna, uma vez que os alunos puderam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e participar de forma mais efetiva da construção coletiva da lista de princípios e valores necessários para uma vida harmônica e segura na comunidade e no trânsito.
A construção da lista ocorreu de forma significativa. Ou seja, na medida em que os alunos citavam valores, explorávamos sobre os princípios que estavam por trás de cada valor, explicitando-os.
Terminada essa etapa, os alunos receberam um caça - palavras e ali puderam encontrar princípios e valores que já haviam formulado coletivamente e procurar demais princípios e valores contidos na atividade.
Encerramos a atividade refletindo sobre as aprendizagens trazidas por ela e maneiras de colocá-las em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite seu comentario aqui, com criticas ou sugestoes.